Tecnologia e Manejo

12/04

Embrapa abre inscrição para oferta de sementes de cultivares de grão-de-bico

Embrapa abre inscrição para oferta de sementes de cultivares de grão-de-bico

 

Produtores interessados em produzir sementes de grão-de-bico já podem preparar a documentação para participar da oferta de sementes para produção das cultivares de grão-de-bico Cícero, BRS Aleppo, BRS Cristalino e BRS Toro. De acordo com o Comunicado de Oferta nº 06/2019, da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa, as inscrições vão até o dia 26 de abril de 2019.

Ainda conforme o Comunicado, serão contemplados os produtores que enviarem e-mail com o assunto “Comunicado de oferta nº 06/2019” para o endereço sin-ebsb-oferta@embrapa.br. Vale destacar que os interessados devem ser inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM/MAPA). Mais informações podem ser obtidas no telefone (61) 3448-1971.

O chefe-geral e coordenador do programa de melhoramento genético de leguminosas Warley Nascimento chama a atenção para a importância da parceria entre a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a SIN que permitiu mais uma ação de fomento à produção de sementes da Embrapa.

“Esse esforço voltado ao fomento à produção de sementes das cultivares de grão-de-bico da Embrapa representa uma significativa contribuição à cadeia produtiva dessa cultura. Ao disponibilizar sementes com alta qualidade (genética, física, fisiológica e sanitária) deu-se o primeiro passo para o sucesso de todos os envolvidos nesse processo”, anota Nascimento.

Cultivares ofertadas

Cícero

Totalmente mecanizada, a primeira cultivar de grão-de-bico desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) apresenta boa adaptação às condições edafoclimáticas do Brasil Central. Nessa região, a cultura se desenvolve bem no período seco de inverno, em locais de maiores altitudes.

BRS Aleppo

Essa cultivar não exige grandes aportes de água ao longo dos quatro meses de seu ciclo de produção. Sua produtividade é outro fator que não pode ser desprezado: alcança, em média, 30 sacas por hectare, e outra questão a ser destacada refere-se à sua maior tolerância a fungos de solo.

BRS Cristalino

Sua adaptação ao cultivo em áreas irrigadas do Planalto Central e sua elevada produtividade - média de 3.000 kg/ha - são as principais características dessa cultivar. Outros atrativos também podem ser contabilizados a exemplo da colheita mecanizada e a sua dupla aptidão para o uso na indústria de conservas (grãos reidratados) e no consumo seco.

BRS Toro

Bastante rústica, a cultivar - assim como as outras cultivares apresentadas - é igualmente adaptada ao cultivo mecanizado e seus grãos podem ser destinados tanto para o mercado de grãos secos quanto para o enlatamento, após o processamento industrial.

Livro

Informações mais detalhadas sobre características de leguminosas como grão-de-bico, e também feijão-vagem, ervilha e lentilha, estão disponíveis no livro “Hortaliças Leguminosas”. Dividido em cinco capítulos, o livro traça um histórico sobre a origem de cada um desses alimentos, suas especificidades botânicas, nutricionais, potencialidades de mercado e comercialização, e tecnologias desenvolvidas com relação à prevenção de doenças, irrigação, tratos culturais, entre outros.

 

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF) 
Embrapa Hortaliças 

Contatos para a imprensa 
 
Telefone: (61) 3385.9109

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade