Tecnologia e Manejo

31/08

A importância do Silício na redução do estresse hídrico

A importância do Silício na redução do estresse hídrico

 

Os fertilizantes possuem diferentes composições e concentrações de nutrientes e são aplicados a fim de contribuir para o desenvolvimento saudável das lavouras. Este processo acontece a partir da redução das adversidades e complicações durante o cultivo das plantas, aumentando, dessa forma, os mecanismos de resistência das mesmas.

 

Sob condições naturais de cultivo, as plantas estão sujeitas a diversos fatores de de estresse durante seu ciclo de crescimento. Dentre esses fatores, encontra-se o déficit hídrico ou falta de água, um dos principais responsáveis pela redução do potencial produtivo. Esta deficiência de água pode ser resultado não apenas da seca, da salinidade do solo e de baixas temperaturas, mas também pode ser um efeito secundário ocasionado por metais pesados ou alta radiação. Por isso, é importante fortalecer os mecanismos de resistência da planta às adversidades e ao estresse hídrico.

 

O silício (Si) é o elemento adequado para este papel. Ele atua em diferentes níveis (molecular, celular e na planta como um todo) para reduzir o estresse hídrico e auxilia em: i. manutenção da homeostase, em conjunto com o equilíbrio iônico e o ajuste osmótico; ii. pela contração de danos e seu rápido reparo, como por exemplo, a eliminação de espécies reativas a oxigênio e prevenção do estresse oxidativo; iii. pela desintoxicação de excesso de sais sob salinidade do solo; iv. pela regulação e recuperação do crescimento.

 

Dessa forma, o silício atua na redução da perda de água pela planta, uma vez que auxilia  na formação de uma camada de gel de sílica nas paredes das células epidérmicas. Como ele é responsável por cooperar no ajuste do potencial hídrico da planta, aumenta a fotossíntese e o teor de água nas folhas. Além disso, incrementa a ativação da defesa antioxidadente e ajuda a evitar a compressão dos vasos durante altas taxas de transpiração, ou seja, o sílicio aumenta, naturalmente, os mecanismos de defesa das plantas.

 

Assim, o silício proporciona inúmeros benefícios cientificamente comprovados às plantas, dentre eles, a redução de estresse em que as plantas são submetidas durante seu desenvolvimento.

 

* Rafael Montes é agrônomo da Yoorin Fertilizantes

 

 

LENON HYMALAIA



Publicidade