Tecnologia e Manejo

02/08

Sead lança painel de dados das políticas públicas da agricultura familiar

Sead lança painel de dados das políticas públicas da agricultura familiar

 

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou o Painel de Políticas da Sead, no final do mês de julho. A ferramenta é uma plataforma eletrônica criada para dar transparência aos números das principais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Gestão Estratégica, Monitoramento e Avaliação (CGMA/NEAD), o Painel está disponível no site da Sead e pode ser acessado pelo público em geral.

O objetivo é disponibilizar informações de forma dinâmica e clara. Segundo Carlos Bovo, assessor especial da Sead e diretor da CGMA/NEAD, a meta principal é garantir transparência ao andamento do trabalho da pasta. “O painel é mais uma maneira de mostrar o que a nossa Secretaria faz. E, assim, poderemos indicar onde o dinheiro público está sendo gasto”, ressalta.

Bovo explica que órgãos como as Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário (DFDAs), secretarias municipais e estaduais, prefeituras, centros acadêmicos, imprensa e pesquisadores poderão ter acesso às informações. “Nos preocupamos com a confiabilidade da informação. Por isso, criamos esse meio, oficial, que servirá também como um histórico das ações”, afirma.

Para acessar o Painel de Políticas, basta entrar no site da Sead. As informações podem ser consultadas por programa, estado e ano. O público ainda tem a opção de checar os dados em forma de gráficos.

Neste link, já podem ser consultados números do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) e Programa Terra Legal. O painel ainda disponibiliza um cronograma com as datas previstas de divulgação dos dados de outras políticas públicas, como Garantia-Safra e Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). 

Leia mais sobre o Painel aqui.


Juliana Andrade 
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e 
imprensa@mda.gov.br



Publicidade