Tecnologia e Manejo

31/03

Novo fertilizante à base de enxofre fortalece e aumenta a produtividade das culturas

Novo fertilizante à base de enxofre fortalece e aumenta a produtividade das culturas

 

Os produtores rurais já podem encontrar no mercado o NHT® Super S, a solução adequada para suprir a falta de enxofre nas culturas e garantir bom desenvolvimento das plantas. Desenvolvido pelo Grupo Bio Soja, o novo fertilizante fluido possui alto teor de enxofre, aumentando a produtividade e favorecendo o crescimento e frutificação das lavouras.

O enxofre é um elemento fundamental na produção dos reguladores de crescimento das plantações e pouco utilizado nos programas nutricionais das culturas brasileiras, comprometendo a produtividade. “Por ser transformado pelos microrganismos é muito difícil manter o enxofre na camada superficial do solo em quantidade suficiente para atender às necessidades das plantas, sendo necessária uma reposição anual para manter o potencial produtivo do solo”, explica José Roberto de Castro, diretor de marketing e desenvolvimento do Grupo Bio Soja.

Godofredo Vitti*, Professor Doutor da ESALQ –USP, especialista em solo e nutrição de plantas, explica que o enxofre é essencial para a agricultura e em solos pobres desse elemento, como no caso do Brasil, é muito importante o fornecimento desse nutriente. O baixo teor do enxofre no solo, na nutrição da planta, traz menor produtividade, menor qualidade e menor resistência a fatores adversos, sejam bióticos ou abióticos.

Ele explica que o enxofre se encontra nas plantas formando substâncias determinantes de qualidade e desempenhando funções vitais, sobretudo, no metabolismo das proteínas e nas reações enzimáticas. Participa na formação de alguns aminoácidos (cisteína, cistina, metionina, taurina) e, devido a isso, está presente em todas as proteínas vegetais. Deve-se ressaltar que os aminoácidos metionina e cistina são essenciais, ou seja, somente sintetizados pela planta, e a falta deles na nutrição humana e animal ocasiona danos irreversíveis à saúde, como escorbuto, hemorragias, não retenção do feto e cegueira noturna. O elemento permite que o produtor potencialize ao máximo a adubação mineral, pois está ligado diretamente à fixação do nitrogênio do ar atmosférico e à incorporação (metabolização) do nitrogênio mineral em compostos orgânicos, por exemplo. Além disso, o enxofre é responsável pelo sabor, a pungências e o aroma às plantas – frutas, hortaliças, legumes etc.

O NHT® Super S é um produto líquido e deve ser utilizado para a pulverização das lavouras em pré-plantio e jato dirigido nos sulcos. Diferente dos outros produtos disponíveis no mercado, o NHT® Super S possui partículas muito pequenas, o que permite a oxidação gradual pelas bactérias, oferendo a suplementação adequada para as plantas.

Publicações do agrônomo, pesquisador e professor Eurípedes Malavolta* indicam que a utilização do enxofre em culturas de algodão apontou aumento de 37% na produtividade, 41% na cultura do café, 28% no feijão, 26% no trigo, 24% na soja, 21% no milho, 18% em citros, 16% no arroz e 11% na cana-de-açúcar. O produto também é recomendado para outras espécies, como hortaliças, cereais e leguminosas, por exemplo.

Fonte: Grupo Cultivar 



Publicidade