Tecnologia e Manejo

23/06

Errar a dose na adubação gera prejuízo ao agricultor

Errar a dose na adubação gera prejuízo ao agricultor

 

Para promover retorno adequado sobre os investimentos, os fertilizantes devem ser aplicados corretamente, de modo a atingir alta eficiência. É o que afirma Hélio Grassi Filho, Professor Titular do Departamento de Nutrição Mineral de Plantas e Recursos Ambientais da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Botucatu (SP). 

 

Segundo ele, exceder o fornecimento de nutrientes, além do que a planta realmente precisa, representa desperdício e prejuízo ao agricultor. “Com o emprego da análise química do solo e da planta pode-se balancear os nutrientes em prol de uma excelente produtividade e gastos reduzidos, alcançando-se o sucesso”, diz Grassi Filho.

 

De acordo com o professor, os nutrientes são essenciais para que a planta atinja seu estágio de maturação e garanta a reprodução. “É interessante ressaltar que o ato de nutrir a planta afeta diretamente a sua produtividade. A falta de um elemento pode resultar em queda brusca na produção. Com o adequado manejo dos nutrientes há manutenção e aumento da produtividade não apenas em termos quantitativos, mas também qualitativos, agregando valor ao produto no mercado.”

 

DATAGRO



Publicidade