Notícia

06/02

Tocantins: Recriador e invernista perdem poder de compra

Tocantins: Recriador e invernista perdem poder de compra

 

Assim como em grande parte das praças pecuárias, o mercado de reposição registrou alta nos preços em janeiro em Tocantins. De acordo com acompanhamento da Scot Consultoria, a média de preços de todas as categorias de machos subiu 1,7% ao longo do mês. No entanto, a arroba do boi gordo na região recuou 1,1% no mesmo período.

 

Diante desse cenário, o poder de compra do recriador e invernista encolheu e o volume de negócios com reposição diminuiu. A categoria que teve a maior queda mensal na relação de troca para o recriador e invernista foi o garrote (9,5@).

 

Para exemplificar em números, em dezembro de 2018, com a venda de um boi gordo com 16,5@ comprava-se 1,53 garrote. Ao fim de janeiro, com essa mesma relação compra-se 1,47 garrote. Piora na relação de troca de 3,3%.

 

Para o curto prazo, as cotações dos animais de reposição devem permanecer firmes, devido ao maior poder de barganha dos vendedores, respaldados pela maior qualidade e capacidade de suporte das pastagens.

 

Mas vale lembrar que a virada de mês e uma possível valorização da arroba do boi gordo podem aumentar o poder de compra dos recriadores e invernistas e assim aumentar o ímpeto de compra.

 

Nos últimos dias as especulações no mercado de reposição aumentaram, fato que reforça a tendência de maior fluxo de negócios no curto prazo.

 

Fonte: Scot Consultoria



Publicidade