Notícia

20/04

Secretaria de Agricultura de São Paulo apoia o desenvolvimento de aplicativos para melhorar a eficiência no campo

Secretaria de Agricultura de São Paulo apoia o desenvolvimento de aplicativos para melhorar a eficiência no campo

 

Com base nas demandas do setor produtivo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo identificou algumas áreas nas quais há oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos, produtos e serviços que ampliem a produtividade e eficiência no campo. Até a próxima quinta-feira, 20 de abril de 2017, as pequenas empresas paulistas podem enviar propostas para acessar um financiamento para desenvolver aplicativos voltados ao aumento da produtividade e da eficiência, por meio de instituições públicas de fomento à pesquisa. O processo de seleção pública disponibilizará um total de R$ 15 milhões, sendo 50% de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) e 50% da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

As principais oportunidade detectadas pela Pasta Estadual para o desenvolvimento de inovações são orientar o manejo integrado de pragas e doenças, solucionar falhas e densidade de plantio em culturas, orientar a previsão de safras com utilização de imagens, determinar as perdas por causas infecciosas em rebanhos de leite e corte, além de identificar o consumo animal e relação com desempenho e simplificar as demandas para a gestão da propriedade. Para acessar o edital, clique aqui.

 

http://www.fapesp.br/10711

 

As empresas selecionadas contarão com apoio das instituições no período de 24 meses para desenvolver novas tecnologias e conhecimentos com aplicações e objetivos práticos; que contribuam para formar recursos humanos qualificados na área do projeto, assegurem viabilidade técnica para produção em escala, melhorem a qualidade do produto e garantam adequação dele a normas, certificações técnicas e comprovações de desempenho.

 

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a criação de aplicativos pode auxiliar e agilizar a tomada de decisões pelo produtor rural, tanto na produção quanto na gestão e comercialização de seus produtos. “As maiores dificuldades dos nossos produtores estão no processo de gestão da propriedade, que muitas vezes não são vistas como uma empresa. Os aplicativos podem subsidiar o agricultor com informações importantes para o planejamento e crescimento de seu negócio”, afirmou. 

 

Para o titular da Pasta, a chamada abre um leque de possibilidades e de fomento a tecnologias que contribuirão para melhorar a qualidade da assistência técnica prestada ao produtor. “A Secretaria apoia a iniciativa, que busca uma produção em harmonia com o ambiente, atende às necessidades do pequeno agricultor e do agricultor familiar e consolida o Estado de São Paulo como o centro da produção do conhecimento, em total sintonia com as diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, afirmou Arnaldo Jardim. 

 

Por: Paloma Minke

 

Informações:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069



Publicidade