Notícia

08/08

Minas Gerais: Exportações do agronegócio tem aumento de 11,7%

Minas Gerais: Exportações do agronegócio tem aumento de 11,7%

 

Em Minas Gerais, o faturamento com exportações de produtos do agronegócio chegou a US$ 4,6 bilhões de janeiro a julho de 2017. O número apresenta uma alta de 11,7% com relação às receitas obtidas em igual período do ano passado, segundo informações do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), analisadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

 

O Superintende de Abastecimento e Economia Agrícola da secretaria de Agricultura, João Ricardo Albanez ressalta que a alta nos preços internacionais favoreceu as exportações. “Houve valorização dos preços dos produtos agrícolas no mercado externo, compensando o declínio de 2% em relação ao volume exportado, explica.

 

O café foi o principal produto da pauta de exportações do agronegócio. Sozinho, ele respondeu por 41,3% do total das vendas do segmento no período de janeiro a julho. O valor alcançado com a comercialização foi de US$ 2,9 bilhões, indicando aumento de 9,8% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado.

 

No acumulado do ano até julho, os principais países importadores, no período de janeiro a julho, foram China (21%), Estados Unidos (9,9%), Alemanha (8,3%), Itália (5,4%) e Japão (5,2%). Os cinco países representaram juntos quase 50% do total exportado.

 

DATAGRO



Publicidade