Notícia

10/07

Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados na aquisição de máquinas avança no Senado

Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados na aquisição de máquinas avança no Senado

 

De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), coordenador da Comissão Trabalhista da FPA, a proposta concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos destinados exclusivamente ao uso na agricultura nacional, quando adquiridos por agricultores familiares ou por cooperativas agrícolas. O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para deliberação terminativa.

 

Para o senador Acir Gurgacz, coordenador da Comissão Trabalhista da FPA, o projeto tem o objetivo de melhorar e modernizar o campo, diminuindo os custos. “A concessão do benefício à agricultura familiar e ao cooperativismo agrícola surge da necessidade de atender dois dos principais setores de nossa agricultura, os quais são estratégicos para a promoção da segurança alimentar e nutricional em nosso território.”

 

“Acreditamos que a mecanização com redução dos custos e a profissionalização agrícola são alavancas para nos tornarmos os maiores produtores agrícolas do mundo,” acrescentou o parlamentar.

 

De acordo com o Censo Agropecuário, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes e representa 84% dos estabelecimentos rurais. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

 

Para Kátia Abreu, a proposta beneficia todo este contingente de produtores. “Mesmo sendo um dos setores mais competitivos no mercado mundial ainda existem desafios para obter mais dinamismo ao setor produtivo. Um deles é o custo de modernização e investimentos em melhorias, especialmente no caso do pequeno agricultor”, justifica.

 

IPI 



Publicidade