Notícia

28/06

Índia comprará Touros para reprodução do Brasil

Índia comprará Touros para reprodução do Brasil

 

A Índia vai comprar do Brasil bovinos para reprodução e ovos Livres de Patógenos Específicos (Specific Pathogen Free, SPF, na sigla em inglês), diz o Ministério da Agricultura. “O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura recebeu nesta quinta-feira, 28, informe da aceitação dos modelos de certificados zoossanitários para exportação pelo Departamento de Pecuária, Laticínios e Pesca da Índia (Departament of Animal Husbanfry, Dairying & Fisheries of Ministry of Agriculture and Farmers)”, informa em nota.

 

Conforme a pasta, os negócios envolvendo embarques de bovinos e material de reprodução se intensificaram em abril, na 84ª Expozebu, em Uberaba, MG. A Índia é o país de origem do gado Zebu, mas o melhoramento genético realizado no rebanho zebuíno brasileiro gerou ganhos de produtividade e tornou-o atraente a criadores indianos.

 

Segundo o secretário de Relações Internacionais, Odilson Silva, enquanto uma vaca da raça Gir (zebuína) leiteira produz no máximo 6 Kg/dia de leite na Índia, o rebanho Gir leiteiro do Brasil fornece 15 Kg/leite por dia e uma fêmea Gir de elite produz cerca de 70 kg/dia de leite.

 

Em relação às exportações de ovos SPF, o Ministério diz que as negociações começaram em 2014. Os ovos SPF são matérias-primas para a produção de insumos, antígenos e vacinas para animais, assim como de vacinas para uso humano. Também são utilizados como meios de cultura in vivo para pesquisas científicas e diagnóstico de microrganismos responsáveis por ocasionar doenças em humanos e animais. “Esses ovos são produzidos em estabelecimentos avícolas registrados e monitorados sanitariamente pelo ministério e têm alto padrão de biosseguridade”, diz a pasta. A estimativa é de que a Índia tem uma demanda de consumo de ovos SPF de 1,8 milhão de unidades por ano.

 

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO.



Publicidade