Notícia

03/10

Imea atualiza o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Mato Grosso

Imea atualiza o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Mato Grosso

 

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) atualizou o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso, trazendo valores mais expressivos para a 4ª estimativa de 2017. Com a atualização, o VBP atual bateu recorde, sendo o maior valor da série histórica desde 2010. Em valores nominais, o VBP total atingiu R$ 63,47 bilhões, sendo 77,5% proveniente da agricultura e floresta e 22,5% da pecuária. 

 

Segundo o instituto, quando analisado em valores reais, ou seja, retirando a inflação acumulada nos preços durante os anos, o VBP atual cresceu 11,9% no comparativo com 2016. 

 

De acordo com o Imea, os motivos deste avanço são pautados nas boas safras de soja, milho e algodão e a elevação no abate de bovinos nos últimos meses. Entretanto, o instituto ressalva que apesar deste aumento expressivo, quando avaliada a lucratividade dos produtores rurais das principais culturas, nota-se uma queda de 80,7% em média no comparativo com o ano anterior, revelando assim que as margens continuam apertadas.

 

DATAGRO 



Publicidade