Notícia

29/11

Europa libera glifosato por mais cinco anos

Europa libera glifosato por mais cinco anos

 

União Europeia aprovou a renovação por mais cinco anos da permissão de uso do herbicida glifosato. A licença atual vence em 15 de dezembro e vinha sendo tema de debate entre os integrantes do bloco em meio a divergências em relação a uma possível associação do produto com casos de câncer, de acordo com publicações na imprensa do continente.

 

A decisão foi tomada depois de meses de debates. Inicialmente, a proposta era de renovação por mais dez anos. OParlamento Europeu chegou a pedir a suspensão imediata do produto . No final, predominou a posição da Comissão Europeia. Dos 28 países-membros, 18 votaram a favor do herbicida. Outros nove foram contra. Portugal se absteve.

 

"Tendo em conta que os estudos existentes não são conclusivos, o Governo português mantém uma posição de reserva, abstendo-se. Por outro lado, Portugal já proibiu o uso de glifosato nos espaços públicos. Além de que este produto não tem aplicação direta sobre os alimentos", justificou o Ministério da Agricultura de Portugal, segundo a RTP.

 

De acordo com a rede alemã Deustche Welle, a palavra final coube ao Comitê de Apelações da União Europeia. No dia 9 de novembro, em uma tentativa anterior de votação, não houve acordo entre os integrantes da União Europeia.

 

“Associações de agricultores argumentam que, se o glifosato for proibido, eles serão obrigados a recorrer a herbicidas de maiores riscos para a saúde e de menor eficácia”, relata a rede alemã.

 

A liberação do glifosato é uma vitória da multinacional Monsanto, que garantiu por mais cinco anos os negócios com seu herbicida mais famoso na Europa. Durante a discussão, a empresa chegou a dizer, em comunicado, que o uso do produto poderia ser renovado  por mais 15 anos.

 

Em nota, a Monsanto destacou que, com a decisão, a Europa atesta que o glifosato é seguro. E afirmou que os agricultores europeus contam com o herbicida como uma "ferramenta" vital de sua produção.

 

Globo Rural 



Publicidade