Notícia

11/07

Embrapa seleciona viveiristas para produção e comercialização de mudas das novas cultivares de café para a Amazônia

Embrapa seleciona viveiristas para produção e comercialização de mudas das novas cultivares de café para a Amazônia

 

A Embrapa abre seleção de viveiristas interessados na multiplicação e comercialização de mudas das 10 novas cultivares híbridas (conilon e robusta) lançadas em 2019 pela Embrapa Rondônia, também reconhecidas como Robustas Amazônicos. Esta oferta se restringe para as regiões de indicação de plantio destas cultivares, que são a Amazônia Ocidental – Rondônia, Acre e Sul do Amazonas – e o Noroeste do Mato Grosso. Podem participar do processo pessoas jurídicas e físicas inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), como produtores de mudas com habilitação para cafeeiro.

Neste processo a Embrapa está oferecendo 15 lotes de estacas de cada uma das dez cultivares. Cada lote será composto por 80 estacas, ao valor unitário de R$ 0,10 (dez centavos) a unidade. Os viveiristas interessados devem enviar mensagem ao endereço eletrônico francisco.correa@embrapa.br, com cópia para cpafro.chtt@embrapa.br, a partir do dia 9 de julho de 2019. Mais informações podem ser obtidas na Embrapa Rondônia, no telefone (69) 3219-5050.

Serão consideradas as manifestações de interesse dos produtores que enviarem e-mail até o esgotamento dos lotes. Os produtores serão atendidos conforme a ordem de recebimento das mensagens. 

Informações que devem conter no e-mail

O campo “Assunto” do e-mail deve ser preenchido com os seguintes dizeres: “Novas Cultivares de Café”. O corpo da mensagem e anexos devem conter as seguintes informações:

a)Nome completo do interessado;

b) Endereço;

c) Número de telefone com indicação da pessoa para contato;

d) Quantidade de lotes de interesse;

e) Número de inscrição no RENASEM. 

Disponibilidade dos lotes e local de entrega

Cada produtor selecionado poderá adquirir um único lote de cada cultivar. No entanto, caso haja sobra de lotes, este excedente poderá ser disponibilizados aos viveiristas que tenham manifestado interesse em receber uma quantidade maior de lotes no e-mail, desde que atendam às exigências desta oferta.

Os viveiristas que atendam às condições descritas nesta Oferta à aquisição do material propagativo serão comunicados por e-mail ou por telefone e informados da eventual disponibilidade de lotes remanescentes ou excedentes, caso tenham manifestado interesse.

As estacas devem ser retiradas, com despesas pagas pelo interessado, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na Avenida Gonçalves Dias Nº 3145, bairro Jardim Aeroporto, CEP 76.920-000, no município de Ouro Preto do Oeste-RO, mediante prévio pagamento, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) a ser emitida pela Embrapa e devidamente autorizado pela Empresa.

Documentação de habilitação para anexar ao e-mail

a) Pessoa Jurídica: 

- Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);

- Cópia dos documentos pessoais do proprietário, sócio ou representante legal; 

- Cópia do comprovante de inscrição no RENASEM, onde conste que o interessado é produtor com habilitação para cafeeiro;

b) Pessoa Física

- Prova de inscrição no Cadastro Pessoa Física (CPF);

- Carteira de identidade; 

- Cópia do comprovante de inscrição no RENASEM, onde conste que o interessado é produtor com habilitação para cafeeiro;

Novas cultivares de Robustas Amazônicos

Lançadas em maio de 2019 pela Embrapa Rondônia, as novas cultivares de cafés híbridos, reconhecidas também como Robustas Amazônicos, reúnem vantagens das variedades conilon e robusta. Os novos materiais possuem, principalmente, alta produtividade, resistência à ferrugem e ao nematoide das galhas, boa qualidade de bebida e adaptação às condições edafoclimáticas da região amazônica.

Além do diferencial de serem cultivares clonais inpiduais, proporcionando liberdade de escolha aos produtores e de agregarem valor à lavoura, outra novidade é que o produtor pode saber quais clones deverão ser combinados na lavoura, pois a Embrapa Rondônia confirmou três grupos de compatibilidade do café canéfora. Conheça mais sobre as novas cultivares e tenha acesso aos viveiristas já credenciados no Portal da Embrapa: www.embrapa.br/rondonia/novas-cultivares-hibridas

 

Renata Silva (MTb 12361/MG) 
Embrapa Rondônia 

Contatos para a imprensa 
 
Telefone: (69)3219-5011/5041

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade