Notícia

08/03

Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças conta com novas regras

 Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças conta com novas regras

 

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), conta com novas regras. O objetivo das alterações no regulamento é valorizar animais jovens, pesados e bem terminados.
 
A cada disputa realizada em diferentes regiões do País, os técnicos da ACNB avaliam e classificam os animais. Para cada característica avaliada (maturidade, peso e cobertura de carcaça) os animais recebem uma nota que vai de 0 a 10, de acordo com as respectivas tabelas de pontuação da ACNB.
 
Na composição da nota final, cada característica tem uma ponderação: idade 25%, peso e cobertura de carcaça 37,5%, respectivamente. Antes da mudança promovida pela Nelore do Brasil, o quesito maturidade recebia a ponderação de 20% na nota final. Já a faixa de peso de carcaça considerada como Ótima, antes ia até 20 arrobas. Outra mudança instituída ocorreu em relação à pontuação máxima para Cobertura de Gordura, que antes ia até 6 milímetros.
 
"Estas mudanças foram feitas para estimular ainda mais os produtores que investem em genética e tecnologia de ponta, desafiando cada dia mais a raça Nelore. Nosso principal objetivo é valorizar o abate de animais jovens e pesados" afirma Guilherme Alves, gerente de produto da Nelore do Brasil.
 
Vale lembrar, que as novas regras já começam a vigorar na primeira etapa do ano do Circuito Boi Verde 2017, que será realizada na planta frigorífica da Marfrig Global Foods de Chupinguaia, em Rondônia, entre os dias 14 e 15 de março.
 
"A expectativa para o campeonato é grande. É a primeira vez que realizaremos uma etapa na cidade, que tradicionalmente possui um rebanho de altíssima qualidade", afirma Guilherme Alves. Chupinguaia, considerada a capital do boi gordo do Estado de Rondônia, possui um rebanho com mais de 12 milhões de cabeças.
 
Assim como no ano passado, o criador de Nelore que vencer esta primeira etapa receberá um prêmio de uma tonelada em produtos, oferecido pela DSM-Tortuga, parceiro da ACNB.
 
Em 2016, o Circuito Boi Verde avaliou quase cinco mil animais, mais de 30% superior ao registado no ano passado. Ao todo, foram realizadas oito etapas em cinco diferentes estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Rondônia.

Fonte: ACNB



Publicidade