Notícia

16/06

ACRE: Conab recebe 400 ton de milho para venda a pequenos criadores

ACRE: Conab recebe 400 ton de milho para venda a pequenos criadores

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu mais 400 toneladas de milho para comercialização a pequenos criadores do Acre por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Atualmente, o estoque de milho no estado é de aproximadamente 500 toneladas.
    
Em maio, a Conab comercializou 85 toneladas de milho no estado por meio do ProVB. Foram atendidos 138 pequenos criadores de nove municípios do estado: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard e Tarauacá. O programa é executado na Unidade Armazenadora da Conab em Rio Branco.

A saca de 50kg está sendo comercializada a R$ 27,50 no estado. O preço com subvenção foi autorizado pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (CIEP) e está previsto na Portaria Interministerial Nº 780, publicada dia 7 de abril no Diário Oficial da União (DOU). A cotação especial vale para municípios das regiões Norte e Nordeste do país, até o limite de 200 mil toneladas.

O Programa de Vendas em Balcão tem como objetivo permitir que criadores e agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques oficiais do governo por meio de vendas diretas a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.  No estado, cada criador pode comprar até 10 toneladas por mês. Podem participar criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, entre outros.

Para participar do ProVB, é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (SICAN), disponível no site da Conab pelo link: http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1580&t=2. A seguir, o criador pode ir à Unidade Armazenadora em Rio Branco, levando copia do RG e CPF, além de comprovante da identificação, endereço e qualificação de suas atividades e escala de produção e consumo. 

A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe pertinente. No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O pagamento é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU).



Mais informações para a imprensa
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br



Publicidade