Curso e Evento

18/06

Londrina sediará 37ª Reunião de Pesquisa de Soja

 

37ª edição da Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), maior fórum de pesquisa do complexo agropecuário da soja, será promovida nos dias 26 e 27 de junho de 2019, no Buffet Planalto, em Londrina (PR), pela Embrapa Soja. A solenidade de abertura será no dia 26 de junho, às 8h45, seguida de palestra sobre o cenário atual e futuro do uso de agrotóxicos na cultura de soja, a ser proferida pelo auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Marcelo Bressan.

A RPS irá apresentar o relato sobre a safra de soja 2018/19, palestra que será ministrada pelo pesquisador José Salvador Simonetto Foloni, da Embrapa Soja. A programação contará com outras três palestras: Soja Livre: mercado e oportunidades; Disponibilidade hídrica e a produtividade da soja e Análise do mercado de soja para o Brasil. 

Também estão programados sete painéis técnicos que irão abordar os seguintes temas: Desafios e oportunidades da soja nos sistemas com algodão, milho/sorgo e cereais de inverno; Erros e acertos no uso das ferramentas genéticas no manejo fitossanitário; Efeitos do déficit hídrico na cultura de soja e estratégias de mitigação do estresse; Atualidades no manejo e controle de doenças de solo, Manejo do potássio na cultura da soja; Dessecação pré-colheita e Custos de Produção de soja e análise de investimento. A programação do evento irá contar também com reunião de comissões técnicas que tratarão de atualidades e problemáticas nos sistemas de produção em que a soja está inserida.

A expectativa da comissão organizadora é reunir aproximadamente 600 profissionais envolvidos na cadeia produtiva. O evento objetiva debater os principais avanços da pesquisa e os problemas ocorridos na safra 2018/19 para subsidiar as definições de prioridades de pesquisa para a cultura da soja. 

“Pretendemos traçar um panorama sobre a última safra de soja e avaliar os diferentes cenários de produção, os resultados de pesquisas mais recentes e inovadores para que possamos avançar no planejamento da pesquisa e no aprimoramento da transferência de tecnologia”, explica pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte, presidente da RPS. “A RPS é uma oportunidade para promovermos a integração das instituições públicas e privadas de pesquisa e assistência técnica, que trabalham com a cultura da soja, visando a melhoria das ações de pesquisa e transferência de tecnologias”, explica.

Informações e inscrições estão disponíveis na página do evento na internet (www.rps2019.com.br).

Serviço
Evento: 37ª edição Reunião de Pesquisa de Soja (RPS)
Data: 26 e 27 de junho de 2019
Local: Buffet Planalto - Avenida Tiradentes, 6429 - Parque Ney Braga, em Londrina (PR).
Inscrições e informações: www.rps2019.com.br

 

Lebna Landgraf (MTb 2903/PR) 
Embrapa Soja 

Contatos para a imprensa 
 
Telefone: (43) 3371-6061

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/