Curso e Evento

14/03

Inscrições abertas para o Dia de Campo sobre sistemas ILPF em Ipameri-GO

 

Pelo 11º ano consecutivo, a Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), é palco de Dia de Campo sobre os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O evento será realizado na manhã do dia 31 de março (sexta-feira), a partir das 7h30. A promoção é da Rede de Fomento ILPF, parceria público-privada formada pela Embrapa, pela Cocamar e pelas empresas John Deere, Dow AgroSciences, Parker e Syngenta.
 
O Dia de Campo contará com cinco estações técnicas apresentadas por pesquisadores da Embrapa e outros especialistas sobre a evolução da adoção do sistema ILPF no Brasil; o uso do sistema na Fazenda Santa Brígida; a contribuição da ILPF para a produção de grãos, carne e madeira, bem como para os serviços ambientais; e a gestão técnica e operacional de sistemas de integração.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20 de março pelo e-mail ilpf2017@setugroup.com.br ou pelo telefone (11) 2626-2408. Durante o Dia de Campo, serão arrecadados alimentos para o Abrigo Filantrópico Alfredo Júlio, de Ipameri. Quem desejar pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível.
 
Sobre a ILPF
 
A demanda crescente por alimentos, bioenergia e produtos florestais, em contraposição à necessidade de redução de desmatamento e de mitigação da emissão de gases de efeito estufa, exige soluções que incentivam o desenvolvimento socioeconômico sem comprometer a sustentabilidade dos recursos naturais. A intensificação sustentável do uso da terra em áreas agrícolas e o aumento da eficiência dos sistemas de produção podem contribuir para compatibilizar esses interesses.
 
Nesse contexto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta tem sido considerada como estratégia-chave para harmonizar essas demandas da sociedade. A integração de lavoura com pastagens, ou de árvores com pastagens e/ou com lavouras, é conceituada como o sistema que integra esses componentes em rotação, consórcio ou sucessão na mesma área. Ela se adapta a qualquer tamanho de propriedade, nível socioeconômico do produtor e condições edafoclimáticas (solo, relevo, clima etc.).
 
A Rede de Fomento ILPF tem como objetivo principal acelerar uma ampla adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária Floresta por produtores rurais como parte de um esforço visando à intensificação sustentável da agricultura brasileira. Iniciada em 2012, a Rede, que é co-financiada pelas empresas privadas e pela Embrapa, apoia uma rede com 97 Unidades de Referencia Tecnológica distribuídas em todos os biomas brasileiros e que envolve a participação de 19 Unidades de Pesquisa da Embrapa.
 
Serviço – Dia de Campo Sobre ILPF
 
Data: 31/03/2017 (sexta-feira)
 
Local: Fazenda Santa Brígida – Ipameri (GO) – acesso pela Rodovia GO-330, km 110 sentido Goiânia, a 5 km de Ipameri.
 
Programação:
 
7h30 - Credenciamento e boas-vindas
 
8h - Visita às estações:
Estação 1 – Boas Vindas – Abertura e Evolução da Adoção do ILPF no Brasil
Estação 2 – Sistemas Integrados para Produção Agropecuária em uso na Fazenda Santa Brígida
Estação 3 – Contribuição dos Sistemas Integrados para a Produção de Grãos, Carne e Madeira
Estação 4 – Contribuição dos Sistemas Integrados ILP e ILPF para os Serviços Ambientais
Estação 5 – Gestão Técnica e Operacional de Sistemas Integrados
 
13h - Encerramento

 

Breno Lobato (MTb 9417-MG) 
Embrapa Cerrados 
 
Telefone: (61) 3388-9945

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/