Curso e Evento

12/07

Fique atento às novas regras da ExpoZebu 2018 !

 

A ExpoZebu 2018 já tem data: de 28 abril a 6 de maio. Um dia após o fim da 83ª edição da feira, a diretoria já começou a se mobilizar para a promoção do evento, que deve apresentar ainda mais novidades ao público. E algumas delas já são conhecidas e merecem atenção dos expositores.

Conforme divulgado no regulamento este ano, a partir da próxima ExpoZebu serão implantadas novas regras técnicas. Entre as novidades, estão idades máximas para julgamento das raças de corte (36 meses) e de leite (120 meses). Para as raças de corte, prenhez positiva passará a ser de no máximo 20 meses  e a idade ao primeiro parto de 30 meses, já para as de aptidão leiteira serão, respectivamente, 27 meses e 36 meses.

As regras de avaliação genética, que já estão em operação para a raça nelore, passarão a ser exigidas para as demais raças Brahman, Gir, Gir Mocha, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. Assim sendo, como explica o Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, os animais frutos de fertilização natural ou artificial, ocorrida após o dia 1º de junho de 2017, somente poderão participar de exposições oficiais da ABCZ se, na data da cobertura (no caso de monta natural), na data da inseminação (no caso de inseminação artificial) ou na data da implantação na receptora (no caso de FIV ou TE), o acasalamento que o gerou tiver o índice de seleção consolidado, em pelo menos um dos Programas de Melhoramento Genético oficializado pelo MAPA, entre os 40% melhores (TOP 40%). “Transitoriamente, não será exigido o índice de seleção mínimo para a participação nas exposições oficiais da ABCZ dos  filhos e netos de animais registrados na categoria Puros de Origem (PO) no Livro Especial de Importação (LEI)”, ressalta.

De acordo com o regulamento já divulgado, as mudanças serão gradativas. Os animais frutos de fertilização natural ou artificial ocorrida a partir do dia 1º de maio de 2018 somente poderão participar de exposições oficiais da ABCZ se na data da sua fertilização, simultaneamente, em pelo menos um dos Programas de Melhoramento Genético Oficializados pelo MAPA, seu pai estiver classificado entre os 50% melhores reprodutores (TOP 50%), considerando-se o índice de seleção consolidado; e quando o procedimento de reprodução ocorrer a partir do dia 1º de maio de 2019, este índice deverá estar entre os  30% melhores (TOP 30%); e quando ocorrida a partir do dia 1º de maio de 2020, 20% melhores (TOP 20%).

Para saber sobre as demais regras, acesse: http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/24235-Regulamento-Expozebu

ABCZ