Curso e Evento

20/04

Evento sobre maracujá apresentará proposta estadual de controle do vírus do endurecimento dos frutos

 

A “Capacitação Técnica no Manejo do Vírus do Endurecimento dos Frutos (CABMV) em Maracujazeiro” será realizada em Bauru, no dia 26 de abril, das 8h às 17h. O evento é promovido pelo Instituto Agronômico (IAC) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e apresentará proposta de Instrução Normativa ou Resolução Estadual para Manejo de Controle do Vírus do Endurecimento dos Frutos.

 

O principal objetivo é capacitar técnicos, extensionistas, viveiristas e produtores de maracujá sobre temas como tipos de cultivares registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e manejo cultural e pesquisas com materiais transgênicos resistentes ao vírus.

 

Também serão abordados os tipos de sistemas de produção de mudas, além de prática em campo em Piratininga e visita a uma unidade de processamento de frutos em Cabrália Paulista.

 

Inscrições e mais informações pelo telefone (14) 3223-1444 e também pelo e-mail edr.bauru@cati.sp.gov.br.

 

Programação

 

8h: Cultivares de Maracujá registradas no Mapa e disponíveis para os viveiristas – Laura Meletti – Pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

 

8h45: Sistema de produção de mudas altas de maracujá amarelo – Nobuyoshi Narita – Pesquisador da Apta Alta Paulista – Presidente Prudente

 

9h30: Coffee break e suco de maracujá

 

10h: Manejo Cultural (‘Roguing’) e pesquisa em andamento de material transgênico resistente ao vírus do endurecimento dos frutos (CABMV) – Jorge A. M. Rezente – Departamento de Fitopatologia – Esalq/USP – Piracicaba

 

10h45: Proposta de Instrução Normativa ou Resolução Estadual para Manejo de Controle do Vírus do Endurecimento dos Frutos – Aloísio Costa Sampaio – Unesp/FC – Bauru (SP)

 

11h30: Almoço

 

13h: Prática de Campo em propriedade em Piratininga – plantio de mudas altas produzidas em ambiente telado – produtor Paulo Mazzo – 13h00 (saída da Cati de Bauru)

 

15h30: Visita na unidade de processamento de frutos na Etec de Cabrália Paulista sob gestão da Cooperativa Frutotec – coordenação Neivaldo de Oliveira

 

17h: Encerramento

 

Capacitação Técnica no Manejo do Vírus do Endurecimento dos Frutos (CABMV) em Maracujazeiro

 

26 de abril, das 8h às 17h

 

Cati Regional Bauru: Avenida Rodrigues Alves, 20-20 – Higienópolis – Bauru

 

Por Vinicius Matheus

 

Informações:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069