Curso e Evento

20/11

Curso forma responsáveis técnicos e auditores da Produção Integrada em Jaguariúna-SP

 

O módulo conceitual do curso “Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Flores e Plantas Ornamentais” ocorrerá de 3 a 7 de dezembro na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em conjunto com a capacitação para Produção Integrada de Morango (PIMo). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo internet www.cnpma.embrapa.br/eventos/pimo/morango.html  

O curso capacitará profissionais nos conceitos da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), obrigatório para auditores e pré-requisito para formação de responsáveis técnicos para todas as culturas. O treinamento destina-se a técnicos agrícolas e agropecuários, engenheiros agrônomos, responsáveis técnicos e auditores capacitados. O módulo específico do Programa de PI Flores e Plantas Ornamentais será oferecido no primeiro semestre de 2019.

A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) é um programa de adesão voluntária, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que organiza e disponibiliza protocolos sobre os requisitos mínimos para a sustentabilidade socioeconômica e ambiental de sistemas produtivos. Segundo José Luiz Mosca, coordenador do PI Flores e Plantas Ornamentais e pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, o curso objetiva capacitar a cadeia produtiva, bem como os técnicos e auditores que fiscalizam os processos produtivos, assegurando produtos de qualidade e certificados.

PI Morango
A pesquisadora e coordenadora PI morango, Fagoni Calegario, da Embrapa Meio Ambiente, explica que face aos graves problemas que a cultura do morango vinha enfrentando com as notícias de contaminação por agrotóxicos, várias regiões produtoras manifestaram interesse em aderir ao sistema. Por isso, "é necessário formar responsáveis técnicos e auditores".

De acordo com a Portaria Inmetro 443, para obtenção da certificação é obrigatório que o grupo de produtores tenha um responsável técnico, legalmente habilitado pelo Conselho de Classe e capacitado em curso teórico-prático sobre PI Brasil e processo produtivo específico.

A Produção Integrada (PI) tem como estrutura básica as Boas Práticas Agrícolas (BPA), previstas nas Normas Técnicas Específicas (NTE) e documentos auxiliares, como manuais, grades de agrotóxicos, cadernos de campo e de beneficiamento que promovem o atendimento e o respaldo aos marcos regulatórios oficiais do País.  Tais procedimentos visam oferecer garantias de eficácia na adoção das BPA, com ganhos de sustentabilidade, da conservação ambiental, de governança da produtividade, da competitividade e dos riscos quanto à segurança do agricultor, dos trabalhadores, e especialmente à saúde do consumidor.

O curso
A capacitação é uma iniciativa conjunta com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prefeituras de Atibaia e Jarinu, Associação de Produtores de Morango e Hortifruti de Atibaia, Jarinu e Região e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As inscrições podem ser feitas pelo link: www.cnpma.embrapa.br/eventos/pimo/morango.html Na condição de estudante, enviar comprovante de matrícula da instituição de ensino para edislene.ruza@embrapa.br

 

Verônica Freire (MTb 01125/JP) 
Embrapa Agroindústria Tropical 

Contatos para a imprensa 
 
Telefone: (85)33917116

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/