Curso e Evento

15/10

Abertas inscrições para o 53º curso de produção de cogumelos

 
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove no período de 19 a 23 de novembro de 2019 o 53º Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais. Desta vez, a novidade será o ensino de cultivo de cogumelos com a técnica JunCao (que utiliza gramíneas como substrato) em ambiente agroflorestal. Além disso, os futuros produtores também vão aprender a reaproveitar os substratos exauridos de cogumelo como adubo orgânico e na ração de bovinos e equinos.
 
“Queremos garantir competitividade e sustentabilidade de quem for fazer do cultivo de cogumelos um negócio, pois visamos, sobretudo, a agricultura familiar”, explica a pesquisadora e coordenador do curso, Arailde Fontes Urben. O curso prevê a realização de aulas sobre empreendedorismo e abordará aspectos econômicos da fungicultura como processamento e mercado.
 
    Voltado para produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e p  ós-graduação, o curso ensina a técnica de cultivo chinesa JunCao (Jun=fungo Cao=gramínea), trazida pela pesquisadora para o Brasil em 1995. O diferencial desta técnica é substituir os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim e nutrientes. A técnica reduz os custos de produção e é considerada ambientalmente mais saudável.
 
    O curso tem um total de 40 horas/aula e é dividido em aulas teóricas e práticas, cujo conteúdo abrange informações sobre: morfologia, fisiologia, reprodução, classificação, caracterização química, controle biológico, entre outros assuntos. Serão proferidas ainda palestras abertas ao público sobre o uso de cogumelos medicinais na saúde humana.
 
Por que cultivar cogumelos?
 
    No Brasil, a produção de cogumelos está em fase de expansão, sendo o consumo "per capita" no País de 288g/ano, com perspectivas de aumento. Para se ter uma ideia, na França o consumo é de 2 kg/ano.
 
    Trata-se de um alimento de alto valor nutricional, rico em proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos, minerais e com propriedades farmacológicas. Seus princípios ativos têm potencial terapêutico: intensificam a atividade das células de defesa do organismo, a reorganização imunológica e são utilizados como tratamento complementar para diversas enfermidades.
 
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia possui um banco genético com cerca de 400 espécies de cogumelos para uso humano, de interesse alimentar e medicinal, coletados em diversas regiões brasileiras e também em outros países. Além de aulas teórico-expositivas, os participantes do curso terão aulas práticas de laboratório e farão visitas à casa de vegetação na Embrapa e a um produtor.
    
Conteúdo programático do curso
 
    Aulas teóricas: Noções gerais de cogumelos; Cultivo de cogumelos pela técnica "JunCao"; Cultivo de Ganoderma lucidum (cogumelo Rei); Cultivo de Agaricus blazei (cogumelo Piedade); Cultivo de Pleurotus spp. (Shimeji); Cultivo de Lentinula edodes (Shiitake); Doenças e pragas que afetam a produção de cogumelos e seu controle; Empreendedorismo na área de cultivo de cogumelos: aplicabilidade para a agricultura familiar; Aspectos econômicos da fungicultura: processamento e mercado; Cogumelos: uma importante fonte de metabólitos para a saúde humana; Etapas do cultivo de cogumelos; Reaproveitamento de substratos exauridos de cogumelos como adubo orgânico e ração de bovinos e equinos.
Aulas práticas: Formulação, preparo de meios de cultura e isolamento de fungos; preparo de “sementes”  e inoculação de fungos; Preparo de substratos; Inoculação de substrato;  Visita ao laboratório de cogumelos da Embrapa; Visita à casa de vegetação, colheita e embalagem; Visita a produtor de cogumelos.
 
Palestras: Diversidade de cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana; Instrumentos contratuais utilizados em parcerias com a Embrapa; Efeitos terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum; O impacto da suplementação de Agaricus sobre o número de células “Natural Killer”; e Motivando seu perfil empreendedor.
 
Serviço
  Para ler o edital do curso e fazer o dowload da ficha de inscrição clique aqui
 
 Data de realização
De 19 a 23 de novembro de 2019.
Local de realização do curso: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Informações sobre o evento pelo telefone : (61) 3448-4749 
Carga horária
40 (quarenta) horas/aula
Número de vagas
Serão oferecidas 50 (cinquenta) vagas. O número mínimo de inscritos para a realização do curso será de 25 (vinte e cinco).
Período de inscrições
Até 12 de novembro de 2019.
Inscrições
O processo de inscrição ocorrerá mediante o envio da ficha de inscrição para o e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br até o dia 22/11//2019, e o pagamento do boleto bancário.
 

Maria Devanir Heberlê (Mtb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/