Agrovídeo

04/01

Recuperação de ecossistemas degradados

 

A recuperação de áreas degradadas é tema de vários projetos governamentais, entre eles o Programa ABC, que financia produtores rurais com esta finalidade. No entanto, as metodologias de recuperação são pouco conhecidas, o que leva o produtor, muitas vezes, a cometer equívocos no processo de recuperação, perdendo um trabalho que leva anos para ser concluído. Características como indicações de espécies florestais adequadas e formas de plantio são fundamentais para o sucesso da recuperação.

Hoje o país conta com um passivo ambiental de áreas degradadas, seja por áreas antes utilizadas para agricultura e pecuária, e agora não mais usadas, seja pela ação do homem com outras finalidades. No entanto, diferentemente do que se imagina, não é indicado simplesmente abandonar uma área para que a natureza se auto-regenere, pois essa tática nem sempre é a mais efetiva. A restauração florestal tem que ser vista como um cultivo, precisa ser planejada e empregar tecnologia.

O programa vai mostrar experiências de recuperação no litoral paranaense, na área de uma ONG que trabalha exclusivamente com conservação ambiental, e outra experiência em áreas de produtores rurais no norte do Rio Grande do Sul.

Assista também outros vídeos na Rede de Pesquisa e Inovação em Leite - www.repileite.com.br.

Produção: Embrapa Informação Tecnológica e Embrapa Florestas



Publicidade