Agrovídeo

12/09

Conab: Aprenda a fazer seu cadastramento no Programa Vendas em Balc√£o

 

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Conab foi criada pela Medida provisória 151, de 15/03/1990, transformada pela Lei 8.029, de 12/04/1990, que autorizou a fusão de três empresas públicas que desempenhavam atividades complementares na área: CFP, Cibrazem e Cobal. Trata-se de uma Companhia que contribui, de forma relevante, para o abastecimento regular de alimentos da população brasileira.

 

Sua atuação antecede a decisão de plantar e se estende até depois da comercialização agrícola, realizando levantamentos sistemáticos para prever safras, acompanhando o comportamento da produção e dos preços, formulando estudos balizadores da política agrícola nacional e colocando em prática boa parte das políticas traçadas para o setor. Cabe à Conab participar da administração da logística de escoamento da safra agrícola nacional, formar estoques públicos e comercializá-los, de acordo com os movimentos do mercado.

 

Por um lado, busca garantir a renda a quem produz e, por outro, evitar oscilações bruscas nos preços de alimentos básicos, assegurando um custo adequado ao prato dos brasileiros. Com sede em Brasília, a Conab atua em todo o território nacional, por intermédio de suas Superintendências Regionais e Unidades Armazenadoras. Seus armazéns, localizados principalmente em áreas carentes desse recurso armazenador, guardam os estoques públicos, atendem aos agricultores e dão suporte a programas de abastecimento social. A Conab desenvolve suas atividades em parceria com outras instituições públicas, ministérios, sociedade civil, organizações sociais e cooperativas de produtores.



Publicidade